quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Baixar conteúdo offLine de páginas web

Baixar conteúdo offLine de páginas web

Olá caros amigos leitores.

Hoje tive uma grande decepção. Vou explicar. Sou do tipo de pessoa que tem um favoritos enorme. Tudo que acho interessante e ou até que possa ser interessante e não tive tempo de ler no momento eu salvo nos favoritos. Já aconteceu de você fazer uma pesquisa na internet e no meio dos resultados veio algo que você não queria mas que chamou atenção e você salvou nos favoritos para uma leitura posterior? Pois então, acontece muito comigo.

O fato que dentre esses acontecem também do site ter saído do ar e já era a informação.

Então pesquisando na internet achei um software em que salvava o conteúdo das páginas off line. Se chama WINHTTRACK . E vou testá-lo agora.

Após instalado essa é a carinha feia que ele me apresentou.(rs)




Vamos então ver o que ele pode fazer:

Um ponto já favorável que ele pode ser usado em vários indiomas inclusive o Português brasileiro.

Indo em arquivo -  Novo projeto já me deparei com a mesma tela (acima) de estar sendo usado pela primeira vez.

Então cliquei em AVANÇAR





Já vi algo interessante. Ele me deixa nominar o projeto e também definir por categoria.

Então já vou direto nos meus favoritos ver o primeiro que ainda esteja funcional para que eu já crie um nome e uma categoria para essa minha nova biblioteca. Ou seja. Se tudo correr bem, não terei mais favoritos. Terei uma biblioteca de sites off line.
Ele salva por padrão em uma pasta chamada Meus Sites na unidade c: e para mudar isso você tem que criar a pasta primeiro pelo explorer.  Como ele não me apresentou criar a pasta eu arrisquei escrevendo no campo da pasta padrão o caminho desejado e avancei. Ele não me mostrou nenhum aviso. 

Outra coisa interessante que me apareceu agora é que ele não só salva a página OFFLINE como ele me apresentou várias outras ações possíveis.

  • Copiar site da web
  • Copiar sites interativos da web
  • Receber arquivos específicos
  • Copiar todas as páginas do site (alternação múltipla)
  • Testar links nas páginas (testar indicador)
  • Retornar download interrompido
  • Atualizar download existente
No meu caso foi a primeira opção:

Então continuei clicando em adicionar URL.(que provavelmente seria a que o favoritos guarda)
Interessante que ele me apresentou até campos de loguin , Deve ser para quando eu precisar atualizar meu projeto em caso de sites que necessitam logar. 

Outa coisa é que pelo que percebi posso ter varios links em um só projeto. Mas vou por enquanto colocar somente de um favorito mesmo.

Cai em uma página de alguns ajustes que vou manter intacta.



e clicar em concluir. 

Ele começou a fazer um processo. Lembro que este tipo de biblioteca tenho que contar que devo manter espaço em disco pra isso. E o processo pode demorar dependendo de cada site.

Eis a tela após concluído.




Clico e concluir novamente e ele me volta pra tela inicial.

Onde está o que salvei?  

Fui pelo explorer e percebi que ter digitado diretamente o local de onde optei para salvar funcionou. A pasta estava lá. Dentro também tinha  um arquivo com o nome do projeto que criei. Entendi que este arquivo é simplesmente o nome uma referencia do projeto para ele. E que na verdade  é para quando eu quiser atualizar o offline com o online pela opção abrir no programa e em ação Atualizar download existente.

Percebendo que ele jogou outros arquivos também fui analisar cada arquivo. Então percebi que um era o nome do projeto que ao clicar me abriu no programa. Tinha um index que me levou direto para o site do desenvolvedor. Dois arquivos giff que não me interessei em abrir.

Tinha uma pasta com o nome do meu projeto, ai sim.. dentro desta pasta estava a página totalmente baixada offline.

Na verdade ele não catalogou meu favorito com as informações dentro de um programa como eu esperava. Ele simplesmente baixou toda a pagina para meu computador. Inclusive as imagens separadamente. 

Mas de toda forma o conteúdo off line estava lá. Mas será que não era melhor eu mesmo catalogar a informação em uma pasta imprimindo como um PDF?

Aí vai do objetivo de cada um. Mas gostei do programa.












Nenhum comentário:

Postar um comentário