sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

USB e AÚDIO FRONTAL

 

Nos tempos de hoje é quase é imprescindível um gabinete ter usb frontais e conexões de áudio. O que muita gente não sabe é que essas conexões frontais dependem muito das opções que a placa mãe nos oferece e de quem montou a placa no gabinete.

Muitas vezes o áudio frontal não funciona não que seja por estar com defeito. Simplesmente quem montou a placa no gabinete não conectou o flat de áudio ou o fez incorretamente.

Muito pior são aqueles que conectam o flat da USB frontal incorretamente na placa mãe causando queima de pen drivers e outros dispositivos.

Sempre aconselho a todos que se não conhecem o pc em que está operando o melhor (apesar de mais inconveniente) é utilizar seu pen drive na usb traseira do equipamento. Pois esta é soldada diretamente na placa mãe.

Os conectores de áudio e USB frontal (na parte da frente do gabinete..hehehe.. só para os leigos) , são flats (sequência de fios) os quais são conectados manualmente na placa mãe por técnicos e ou montadores de pcs. Portanto um erro humano em conectar estes fletes na placa mãe resulta no não funcionamento das frontais.

Hoje em dia costumam-se seguir um padrão para a ligação desses fletes na placa mãe. Lembrando que pode variar de fabricante. PORTANTO SEMPRE É ACONSELHÁVEL SEGUIR O MANUAL DA PLACA MÃE. Você pode conseguir tais manuais nos site das fabricantes das mesmas.

Entretanto vou passar para vocês de forma resumida e simples de como conectar esses flats no padrão mais conhecido.

CONECTANDO A USB FRONTAL

Para cada USB frontal você encontrará uma seqüência de fios conforme a figura abaixo. Se possuir 4 usb’s frontais logicamente terão 4 sequências destas.

image

Hoje em dia as cores costumam vir padronizadas de acordo com seus valores. (LEMBRANDO QUE PODE OCORRER CASOS DIFERENTES)

VCC : VERMELHO

DATA- : BRANCO

DATA+: VERDE

GND : PRETO

Em alguns casos tais flats já vem montados facilitando a ligação. Conforme imagem abaixo:

Na placa mãe na maioria das vezes vem gravado perto da conexão a informação que ali se conecta a USB. Na maioria dos casos as conexões são como na figura abaixo:

image

Então resumindo no desenho abaixo; segue as conexões de cada fio e sua respectiva cor de como deve ser feita a conexão na placa mãe:

image

 

CONECTANDO ÁUDIO FRONTAL

Localize na placa mãe o local que contém os conectores corretos para esta função. Eles costumam estar identificados com a palavra “Audio” (no exemplo abaixo, “JAUDIO”). Se existirem "jumpers", pode ser necessário a remoção destes

image

Então, você deve localizar os fios vindos do gabinete e observar a função de cada um deles (escrita nos conectores pretos em suas pontas). O restante é literalmente composto por conectar cada fio em seu respectivo conector na placa mãe, como indicado pelo manual. No exemplo utilizado, eles seriam conectados nesta disposição (isto é apenas um exemplo, e varia conforme a placa!):

Exemplo da disposição dos pinos para conectores frontais de audio em uma placa mãe

Na imagem abaixo é o mais comum a ser encontrado:

AUDIOFRONTAL

Comparando as figuras com as conexões de sua placa e os fios do flat espero que já seja uma boa referência.

_____________________________________________________

Até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário