terça-feira, 21 de maio de 2013

TÉCNICAS DE SOLDAGEM


TÉCNICAS DE SOLDAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS

Um pouco de eletrônica , básico para técnicos de informática




Introdução

Quase todos os dispositivos eletrônicos hoje em dia são montados em uma placa de circuito impresso (PCI ou PCB). Para efetuar a montagem ou manutenção do circuito você precisa conhecer algumas técnicas de soldagem e dessoldagem. A solda tem como finalidades permitir um bom contato elétrico e uma boa rigidez mecânica


Uma junta mal soldada afeta de forma acentuada o fluxo da corrente levando a falhas na operação do circuito. Uma placa de PCB pode ser danificada por excesso de calor ou a falta de calor pode causar uma solda fria por. Se a solda escorrer, duas trilhas do circuito podem entrar em curto circuito.

Uma boa solda requer pratica e conhecimento sobre os princípios de soldagem. O objetivo desta aula é permitir que você comece a desenvolver essas habilidades. Quanto mais circuitos você montar mais pratica adquirirá, para isso monte a maior quantidade de Kits possivel.









Fig01: Exemplos de dispositivos para soldar

Tipos de Dispositivos para Solda

Existem vários tipos de dispositivos usados na soldagem de componentes eletrônicos: ferros de solda, pistola de solda e estação de solda. Ferros são usados para trabalhos leves e médios e pistolas são usados para trabalhos mais pesados. O tipo estação pode servir pra trabalhos de leve a pesado.

Ferros de soldar podem variar de 15W a centenas de Watts. Para o trabalho em circuitos impresso os ferro de 15W a 40W são mais adequados. Para potencias maiores corre-se o risco de danificar as trilhas. O ferro é constituído de uma base oca dentro da qual existe uma resistência aquecedora. Uma ponta metálica será aquecida quando o ferro for ligado. Aqui daremos ênfase ao ferro de solda por ser mais barato e popular.

LIMPEZA DO FERRO DE SOLDA

A Ponta do Soldador

O material da ponta na maior parte dos casos é de cobre coberto com outro material. Para aumentar a sua duração muitas vezes é coberto de ferro, mas isso diminui a transferência de calor. 
A ponta deve sempre ser estanhada com uma camada de estanho para evitar que a a mesma oxide. Caso a ponta fique com pequenas incrustações negras, as mesmas devem ser removida com uma lâmina e em seguida novamente estanhada. Não use substancias abrasivas (lixa por exemplo) para esta operação, pois isso diminuí a vida útil da ponta. Caso necessário troque a ponta de solda.





Fig02: Estanhando a ponta do ferro (clique para aumentar)






( a ) ( b ) ( c )

Fig03: Cuidados com a ponta ( a ) Ponta estanhada ( b ) Ponta suja ( c ) Base com esponja de limpeza

Trocando a Ponta ou a Resistência

Dependendo do valor do ferro de soldar as vezes vale a pena trocar a ponta e/ou a resistência aquecedora. Para isso você deve abrir o ferro.

Comece desparafusando e retirando a ponta. Retire os parafusos do cabo e empurre o fio da resistência para dentro. Retire o "espaguete" da emenda da resistência. Não perca estes "espaguetes" já que além de isolantes elétricos, são isolantes térmicos. Coloque a nova resistência dentro do tubo metálico. Refaça a emenda do cabo de força e recoloque os "espaguetes". Posicione a resistência até ela encostar bem perto da ponta. Recoloque os parafusos do cabo e a ponta. Abaixo vemos o procedimento:



Fig04: trocando a ponta do ferro de solda

A SOLDA

A solda é composta de dois materiais de baixo ponto de fusão, estanho e chumbo. Ás vezes pode conter pequenas quantidades de outros materiais para usos especiais. Essa liga tem um ponto de fusão ao redor de 360º a 370º, tornando-a ideal para fazer juntas entre dois metais. A solda é identificada a partir da proporção entre estanho e chumbo. sendo que comumente temos as proporção mais comum 40/60, 50/50 e 60/40. 



Fig05: Diversas embalagens de solda

O Fluxo

A maioria das soldas contem o fluxo no seu núcleo facilitando desta forma a sua aplicação quando do aquecimento. A função do fluxo é remover a fina camada de oxido que se forma na superfície a ser soldada criando um bom contato metal-metal.



APLICAÇÃO DE SOLDA NOS CIRCUITOS ELETRÔNICOS

Antes de Efetuar a Soldagem: Limpando as Conexões

Para uma adesão adequada entre as superfícies metálicas as mesmas devem ser limpas. O fluxo só remove o oxido, qualquer traço de graxa devem ser retirados.Use uma esponja de aço (Bom Bril ou equivalente). 





Limpando a ponta do ferro (clique para aumentar)


1 - Segue o ferro de solda da mesma forma que o lápis para escrever;

2 - Limpe e estanhe a ponta do ferro de solda;

3 - Encoste a ponta ao mesmo tempo na trilha e no terminal do componente. Mantenha o ferro imóvel durante esta operação;

4 - Aplique solda na trilha até ela cobrir toda a ilha e o terminal do componente;

5 - Retire o ferro rapidamente. A operação da soldagem deve ser feita rapidamente para não danificar as trilhas da placa. Abaixo vemos o procedimento:



SUGADORES DE SOLDA

Esta ferramenta é usada para retirar a solda do circuito. É formada por um tubo de metal ou plástico com um embolo impulsionado através de uma mola. Abaixo vemos diversos modelos de sugadores de solda:



Para o sugador durar o máximo de tempo possível, de vez em quando temos que desmontá-lo para fazer uma limpeza interna e colocar grafite em pó para melhorar o deslizamento do embolo. Também podemos usar uma "camisinha" para proteger o bico. A "camisinha" é um bico de borracha resistente ao calor e adquirido nas lojas de ferramentas ou componentes eletrônicos.

USO CORRETO DO SUGADOR DE SOLDA

Abaixo vemos a sequência para aplicar o sugador de solda e retirar um componente de uma placa de circuito impresso:



1 - Encoste a ponta do ferro na solda que vai ser retirada. O recomendável aqui é colocar um pouco mais de solda no terminal do componente. Isto facilita a dessoldagem;

2 - Derreta bem a solda no terminal do componente;

3 - Empurre o embolo (pistão) do sugador e coloque-o bem em cima da solda na posição vertical, sem retirar o ferro;

4 - Aperte o botão, o pistão volta para a posição inicial e o bico aspira a solda para dentro do sugador;

5 - Retire o ferro e sugador ao mesmo tempo. Agora o componente está com o terminal solto. Se ficar ainda um pouco de solda segurando o terminal, coloque mais e repita a operação.

ACESSÓRIOS PARA SOLDAGEM

Estes acessórios são basicamente uma esponja vegetal que deve ser umedecida para limpar a ponta do ferro, suportes para colocar o ferro aquecido e a pasta de solda (breu) usada quando vamos soldar numa superfície onde é difícil a aderência da solda. Abaixo vemos os elementos citados:



PISTOLA DE SOLDA

É um tipo de ferro de solda que aquece a ponteira quase instantaneamente quando apertamos um botão que ele tem em forma de gatilho. Também tem uma pequena lâmpada para iluminar o local onde está sendo feita a soldagem. Este ferro é indicado para soldas mais pesadas, ou seja, componentes grandes com terminais mais grossos. Abaixo vemos um tipo de pistola:




Nenhum comentário:

Postar um comentário